Você está na TIP Brasil

Inteligência Artificial para a Segurança e Monitoramento com Analíticos de Imagem no Carnaval

O carnaval é uma das festas mais populares e animadas do Brasil, mas também traz diversos desafios para a segurança pública. Com milhões de pessoas nas ruas, é preciso garantir a ordem, a prevenção e o combate a crimes, a proteção dos foliões e a gestão do trânsito. Para isso, as autoridades contam com uma aliada poderosa: a inteligência artificial.

A inteligência artificial (IA) é a capacidade de máquinas e sistemas de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como reconhecer padrões, aprender, raciocinar e tomar decisões. A IA pode ser aplicada a diversos campos e setores, como saúde, educação, indústria, entretenimento e, claro, segurança.

Um dos usos mais comuns e eficazes da IA na segurança é o monitoramento com analíticos de imagem. Isso significa que as câmeras de vigilância instaladas em locais estratégicos são capazes de capturar, processar e analisar as imagens em tempo real, usando algoritmos de IA para extrair informações relevantes. Essas informações podem ser usadas para identificar situações de risco, alertar as autoridades, auxiliar nas investigações e fornecer dados para o planejamento e a gestão da segurança.


Como funciona o monitoramento com analíticos de imagem?

O monitoramento com analíticos de imagem funciona a partir de três etapas principais: aquisição, processamento e análise das imagens.

  • Aquisição: as imagens são capturadas pelas câmeras de vigilância, que podem ser fixas ou móveis, como drones ou câmeras corporais. As câmeras podem ter diferentes características, como resolução, ângulo, zoom, infravermelho, entre outras, dependendo da finalidade e do local de instalação.
  • Processamento: as imagens são enviadas para um sistema centralizado, que pode ser local ou em nuvem, onde são processadas por algoritmos de IA. O processamento consiste em aplicar técnicas de visão computacional, como segmentação, detecção, reconhecimento, rastreamento, entre outras, para extrair informações das imagens, como objetos, pessoas, faces, placas, gestos, etc.
  • Análise: as informações extraídas das imagens são analisadas por algoritmos de IA, que podem aplicar técnicas de aprendizado de máquina, mineração de dados, estatística, entre outras, para identificar padrões, anomalias, eventos, comportamentos, tendências, etc. A análise pode gerar alertas, relatórios, gráficos, mapas, entre outros, que são enviados para os operadores humanos ou para outros sistemas, como de comando e controle, de comunicação, de mobilidade, etc.


Como é aplicado o monitoramento com analíticos de imagem no carnaval?

O monitoramento com analíticos de imagem no carnaval é aplicado em diversas áreas e situações, como:

  • Controle de multidões: as câmeras podem estimar o número, a densidade e o fluxo de pessoas nas ruas, praças, blocos e outros locais de concentração. Isso permite que as autoridades possam planejar e gerenciar melhor a distribuição de recursos, como policiamento, trânsito, transporte, saúde, etc. Além disso, as câmeras podem detectar situações de aglomeração, tumulto, pânico, violência, etc., e alertar as equipes de segurança para agir rapidamente.
  • Identificação de suspeitos: as câmeras podem reconhecer as faces das pessoas e compará-las com bancos de dados de criminosos procurados ou suspeitos de crimes. Isso permite que as autoridades possam localizar e prender indivíduos perigosos, como foragidos, traficantes, assaltantes, etc. Além disso, as câmeras podem reconhecer as placas dos veículos e compará-las com bancos de dados de veículos roubados, clonados, irregulares, etc., e alertar as equipes de trânsito para abordar os condutores.
  • Prevenção de crimes: as câmeras podem detectar comportamentos suspeitos ou anormais das pessoas, como atitudes agressivas, furtivas, desorientadas, etc., e alertar as equipes de segurança para averiguar a situação. Isso permite que as autoridades possam prevenir ou interromper crimes, como furtos, roubos, agressões e vandalismo.

Como ajuda a população e a polícia?

O monitoramento com analíticos de imagem no carnaval ajuda a população e a polícia de diversas formas, como:

  • Aumenta a sensação de segurança: a presença das câmeras e a capacidade de identificar e reagir rapidamente às situações de risco fazem com que as pessoas se sintam mais seguras e protegidas, podendo aproveitar o carnaval com mais tranquilidade e confiança.
  • Reduz a criminalidade: a capacidade de prevenir, detectar e combater os crimes faz com que os criminosos sejam desestimulados ou capturados, reduzindo a incidência e a gravidade dos delitos, como furtos, roubos, agressões, homicídios, etc.
  • Melhora a qualidade de vida: a capacidade de garantir a saúde, o bem-estar e a mobilidade das pessoas faz com que elas tenham uma melhor qualidade de vida, evitando problemas como doenças, lesões, estresse, etc.
  • Otimiza os recursos: a capacidade de planejar e gerenciar melhor a distribuição dos recursos faz com que as autoridades possam otimizar o uso dos recursos humanos, materiais, financeiros, etc., evitando desperdícios, custos excessivos, falhas operacionais, etc.
  • Aumenta a eficiência: a capacidade de fornecer informações e dados em tempo real faz com que as autoridades possam aumentar a eficiência das ações e das decisões, evitando erros, atrasos, conflitos, etc.


Como isso foi feito em 2023 e como vai ser feito em 2024?

O monitoramento com analíticos de imagem no carnaval foi feito em 2023 em diversas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, entre outras, com resultados positivos. Segundo dados oficiais, houve uma redução de 15% nos crimes violentos, uma melhora de 20% na mobilidade urbana e um aumento de 25% na satisfação dos foliões em relação à segurança .

Em 2024, o monitoramento com analíticos de imagem no carnaval vai ser feito com mais abrangência, qualidade e inovação, graças ao avanço da tecnologia e da parceria entre o setor público e o privado. Algumas das novidades são:

  • Uso de drones: os drones são veículos aéreos não tripulados que podem voar sobre as multidões e capturar imagens de alta resolução e ângulos variados, ampliando o alcance e a precisão do monitoramento .
  • Uso de inteligência artificial em nuvem: a inteligência artificial em nuvem é a capacidade de processar e analisar as imagens em servidores remotos, usando plataformas e serviços de computação em nuvem, reduzindo os custos e os requisitos de infraestrutura local .


Como os produtos da TIP Brasil utilizam essa tecnologia em 3 produtos?

A TIP Brasil é uma empresa líder em soluções de segurança e monitoramento com inteligência artificial e analíticos de imagem. A TIP Brasil oferece três produtos que utilizam essa tecnologia e que podem ser implantados pelos provedores de internet para atender a residências, comércios, condomínios, governo, etc. São eles:

  • TIP Vision: é um serviço de monitoramento de câmeras com armazenamento de imagens em nuvem e analíticos de imagem. O TIP Vision permite que o cliente possa acessar as imagens das câmeras a qualquer momento e de qualquer lugar, através de um aplicativo ou de um navegador web. Além disso, o TIP Vision aplica algoritmos de IA para detectar e alertar sobre situações de interesse, como movimento, intrusão, fogo, fumaça, etc.
  • TIP Heimdall: é uma plataforma de segurança com inteligência artificial e analíticos de imagem. Essa solução integra as câmeras com outros dispositivos e sistemas de segurança, como alarmes, sensores, portões e fechaduras. Ele também permite que o cliente possa controlar e gerenciar tudo de forma centralizada e inteligente, através de um painel de comando ou de um aplicativo. Além disso, o TIP Heimdall aplica algoritmos de IA para reconhecer e alertar sobre situações de risco, como faces, placas, objetos, etc.
  • TIP Access: é um serviço de controle de acesso com inteligência artificial e analíticos de imagem. Esse serviço permite que o cliente possa liberar ou restringir o acesso de pessoas ou veículos a um determinado local, usando as câmeras como dispositivos de identificação e de autenticação. Além disso, o TIP Access aplica algoritmos de IA para verificar e alertar sobre situações de fraude, como tentativas de clonagem, falsificação, etc.

O monitoramento com analíticos de imagem no carnaval é uma das aplicações mais importantes e inovadoras da inteligência artificial na segurança pública. Essa tecnologia permite que as autoridades possam garantir a ordem, a prevenção e o combate a crimes, a proteção dos foliões e a gestão do trânsito, aumentando a segurança, a qualidade de vida e a eficiência das ações e das decisões.

Além disso, essa tecnologia pode ser utilizada pelos provedores de internet para oferecer aos seus clientes soluções de segurança e monitoramento com inteligência artificial e analíticos de imagem, como o TIP Vision, o TIP Heimdall e o TIP Access. Esses produtos permitem que os clientes possam monitorar, controlar e gerenciar seus ambientes. Então se você quer saber mais sobre essas soluções, clique no botão abaixo e fale com um especialista!


Transforme o seu provedor com a TIP Brasil

© 2023 Criado por Agência Everest Marketing